terça-feira, 25 de maio de 2010

Um promotor para chamar de meu


Laerte Levai, 49, vinte anos na promotoria de justiça, sente indignação. E da aversão diante de maus tratos aos animais nasceu o compromisso de criar uma promotoria exclusiva de defesa dos bichos, que será no Estado de São Paulo e conta com 16 mil assinaturas já entregues à procuradoria geral. Ainda falta aprovar. Para algumas pessoas, ok, nada a comemorar em Sucupira. Já para cadelas como Feijuca (foto), que veio da rua e sabe o quão más podem ser pessoas más, é um passo i-men-so.
1 – Como será essa promotoria?
Em tese, todo promotor já tem obrigação de defender os animais, pois está dentro tutela ambiental. Mas isso não acontece na prática. A proposta considera todo tipo de bicho, tanto faz se a proteção vai para uma espécie exótica, um cão de rua ou para um cavalo explorado.
2 – Você recebe denúncias?
Atendo, deixo meu telefone à disposição. Muita gente não quer se identificar, então também aceito cartas. Aconselho isso a quem quer denunciar, que faça uma carta, com o maior número de detalhes possível do fato, endereço do ocorrido, horário, nomes, tudo o que tiver e entregue à promotoria. O promotor tem obrigação de agir.
3 – Mas qual é o canal correto para denunciar?
Pode ser direto na promotoria ou em uma delegacia comum, na qual a pessoa faz um boletim de ocorrência. O cidadão tem que se respaldar na Constituição Federal, que protege os animais, e na lei ambiental, que considera crime abandono e crueldade. Ouço muitas reclamações de pessoas que dizem que o delegado fez pouco caso do crime, mas se a pessoa está respaldada na lei, o delegado tem OBRIGAÇÃO DE ATENDER, caso contrário pode cometer prevaricação e omissão.
4 – Qual caso mais te chocou?
Teve um cavalo com uma fratura exposta na pata que foi abandonado no pasto para morrer, ficou agoniando dois dias até que o caso chegasse à promotoria. Recolhemos com a ajuda de ONGs, mas ele morreu de infecção. Não conseguimos identificar a pessoa que o jogou como um lixo. É esse tipo de atitude que me revolta.
Quem quiser a entrevista inteira escreva para: patasaoalto@gmail.com

4 comentários:

Si disse...

MAGA,
Seu blog é seu reflexo; ambos um imenso SUCESSO!!!
Considere-me uma amiga... pois prometo que serei...
Adorei a entrevista com o promotor.
Não aceito maldades com animais!
Conte sempre que precisar com a minha colaboração nesse sentido! É uma causa que "abraço".
No momento não tenho cachorros. Fui obrigada pelo condomínio a dar os meus!!! UM HORROR!
Agora sou mãe de 2 siameses lindos e uma calopsita macho.
OBRIGADA pelo carinhoso comentário no blog! VALEU!!!
Beijos, SI

Unknown disse...

Demorô !!!

Espaço do Théo disse...

Infelizmente são milhares de histórias tristes de maltratos. Espero que agora com a lei agindo as coisas comecem a mudar!

Gigi Colombini disse...

OI AUMIGA MAGA, TOMARA QUE A LEI SEJA APLICADA E QUE ELES PAREM DE IGNORAR AS INJUSTIÇAS FEITA AOS ANIMAIS...

TENHA UM LINDO DIA

LAMBEIJOKAS E AUBRACINHOS

LOLA